sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Alerta sobre presença de substâncias proibidas nos suplementos B-Lipo Capsules e Slim-K Capsules

A Anvisa alerta aos consumidores sobre a constatação da presença de medicamentos em suplementos chamados B-Lipo Capsules e Slim-K Capsules. Os produtos não estão regularizados no Brasil, mas eventualmente, podem ter sido importados para uso pessoal.

Em 23/12/2014, a Gerência-Geral de Alimentos (GGALI) recebeu, por meio do Centro de Gerenciamento de Informações sobre Emergências (e-VISA), notificação da Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) sobre recall dos produtos B-Lipo Capsules e Slim-K Capsules,  fabricados pela empresa Bethel Nutritional Consulting, Inc. Os produtos são comercializados como “suplementos naturais à base de ervas para emagrecimento”.

O motivo do recall foi a detecção pelo laboratório de análises do FDA das substâncias medicamentosas lorcaserina (no produto B-Lipo Capsules) e sibutramina, desmetilsibutramina e fenolftaleína (no produto Slim-K Capsules), não declaradas nos rótulos dos produtos. O FDA determinou o recall dos produtos e a empresa suspendeu a distribuição.

A lorcaserina pode causar diversos problemas de saúde, que incluem desde dificuldade de raciocínio, alucinações, alterações na glicemia e diarreia, até problemas cardíacos e síndrome da serotonina, que pode ser fatal se não tratada. 

A sibutramina pode causar aumento da pressão arterial, e representar risco para indivíduos com histórico de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias ou acidente vascular cerebral. A fenolftaleína é um ingrediente usado como laxante, e pode ocasionar distúrbios gastrointestinais potencialmente graves, batimentos cardíacos irregulares e câncer com o uso em longo prazo. No entanto, até o momento, não foi relatado nenhum efeito adverso relacionado aos produtos em questão.

De acordo com o Decreto-Lei n 986/69, que dispõe sobre Normas Básicas em Alimentos, no Brasil, estão excluídos da categoria de alimentos os produtos com finalidade medicamentosa ou terapêutica, qualquer que seja a forma como se apresentem ou o modo como são administrados. Desta forma, os suplementos B-Lipo Capsules e Slim-K Capsules não são enquadrados na categoria de alimentos no país.

Até o momento, não há indícios de que os produtos tenham sido exportados oficialmente ao Brasil. No entanto, por se tratar de produtos comercializados internacionalmente por meio de uma ampla gama de canais de distribuição, a Anvisa recomenda aos consumidores brasileiros que não façam o uso dos suplementos em questão. Os produtos não atendem à legislação brasileira mas são comercializados na internet e também podem ter sido adquiridos por meio da importação direta por consumidores.

Mais informações podem ser encontradas em:
http://www.fda.gov/Safety/Recalls/ucm427657.htm ehttp://www.fda.gov/Safety/Recalls/ucm427662.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário